Lauro de Freitas já imunizou 7 mil crianças contra meningite

Mais de 7 mil crianças de Lauro de Freitas já foram imunizadas contra meningite. A meta da secretaria Municipal de Saúde é atingir 13.800 crianças com até 4 anos e 11 meses, ou seja, 100% nessa faixa etária. No último dia 8, o município recebeu o segundo lote com 6910 doses da vacina contra meningite e o primeiro lote com 1700 doses contra o vírus da influenza A (H1N1), também conhecida com “gripe A” ou “gripe suína”.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Selma Turrione, as vacinas estão disponíveis desde terça-feira (09) em todos os postos de saúde do município. A vacinação contra o vírus H1N1 será disponibilizada apenas para os profissionais da área de saúde.

Meningite – É uma inflamação das meninges causada principalmente por vírus ou bactérias. A meningite viral é menos grave, causada pelos enteroviroses como as coxsackioses e echoviroses. Seus sintomas são parecidos com os da gripe e resfriado e pode ser transmitido pela respiração, através de gotículas que ficam no ar.

A bacteriana é causada pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos. É altamente contagiosa e grave e causa a morte de cerca de 10% dos casos. A doença provoca a inflamação das meninges e infecção generalizada. A transmissão ocorre através do contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente. A meningocócica aparece repentinamente e evolui muito rápido podendo levar o doente ao óbito em menos de 48h.

Influenza A (H1N12) – A “gripe A” é causada pelo vírus influenza A (H1N1) e causa febre alta, arrepios, tosse, fadiga, dores no corpo, cabeça e garganta, vômitos, diarréia e pode levar ao óbito. O contágio se dá através da respiração e contato com pessoas contaminadas. Para se prevenir do vírus é necessária lavar sempre as mãos e evitar contato com infectados.(Gpnte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)