O parque é adaptado para cardiopatas, diabéticos, pneumáticos e para pessoas da terceira idade. “O único peso que se levanta nos aparelhos é o do próprio corpo do idoso”, explicou o fisioterapeuta Edgar Magalhães. O Fitness Park permite aos idosos quebrar a rotina e sair do sedentarismo.
Os exercícios praticados são indicados para pessoas de todas as idades e dona Marieta Negrão, de 60 anos, é uma prova disso.
Um grupo que está sempre presente pelas manhãs no espaço é o de ginástica, formado por pessoas da terceira idade do Centro Social Urbano (CSU). O professor de Educação Física Rafael Carmadelli é o coordenador do grupo. “Os exercícios são monitorados por pessoas aptas, que controlam o tempo que cada idoso pode permanecer no aparelho e que quantidade de exercícios pode desenvolver”, disse.
O fisioterapeuta Edgard Magalhães realiza, junto com uma equipe, atendimentos específicos aos idosos, como lombocetaugia, eletroterapia e terapia manual, entre outros.
“Os idosos adquirem patologias ao longo dos anos, como artroses e artrites. Com os exercícios, eles melhoram o desempenho das articulações, melhoram também o sistema cardiorrespiratório, o condicionamento físico muscular, além da resistência do osso, ou seja, a densidade óssea”, destacou Edgar Magalhães. Para o fisioterapeuta, outro benefício da academia ao ar livre é a integração social. (Jornal A Tarde - 22/03/2010)