Fábrica de chocolate em Ibicaraí estará pronta em junho

Estão em ritmo intenso as obras da primeira fábrica de chocolate da região cacaueira, em Ibicaraí no sul da Bahia. O projeto financiado pelo Governo da Bahia e BNDES tem previsão de inauguração em junho. A fábrica de Ibicaraí vai produzir chocolate com 70% de concentração de cacau e seus subprodutos. Terá capacidade de produção diária de 600 quilos de chocolate e 127 quilos de nibis ou liquor,ela integra o projeto do governo baiano de agroindustrialização do cacau.

O secretário de Integração e Desenvolvimento Regional, Edmon Lucas visitou o canteiro de obras acompanhado do prefeito Lenildo Santana na quinta-feira (11), para verificar o andamento das obras da fábrica. Estão sendo investidos R$ 2,3 milhões na obra pelo governo estadual e prefeitura beneficiando cerca de 300 famílias de agricultores familiares.

O governo do estado vai contratar uma equipe técnica para apoio do projeto. A fábrica será administrada pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacências (COOAFBA). Terá o acompanhamento de Raimundo Mororó considerado uma das maiores autoridades em chocolate da Bahia, e monitoramento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR) através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

“A fábrica vai fortalecer a economia de vários municípios regionais e a agricultura familiar prejudicada com a crise da lavoura cacaueira. É o maior investimento que o nosso município recebe nos últimos vinte anos depois de penalizado com a perda da fábrica de refrigerantes Coca-Cola”, disse o prefeito Lenildo Santana.

Mobilização - O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana foi o primeiro a mobilizar os prefeitos regionais em busca de investimentos em fábricas de cacau desde meados de 2009 quando convocou uma reunião na Ceplac, em Itabuna. O município foi o responsável pela elaboração do projeto e doação do terreno. A fábrica de Ibicaraí servirá de modelo para outras unidades que serão instaladas em Uruçuca, Itajuípe, Buerarema e provavelmente Gandu. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí)