Emasa investe R$ 1 milhão para substituir redes de esgoto

Cerca de R$ 1 milhão, em recursos próprios, estão sendo investidos pela Emasa para substituir o sistema de esgoto condominial em nove bairros de Itabuna. As redes condominiais são consideradas tecnicamente inviáveis para grandes comunidades, que estão em constante expansão. Ainda assim, governos anteriores investiram no modelo, que se transformou em fonte de transtorno para muitos moradores de Itabuna.

“O esgoto condominial, feito com tubos de apenas 100 milímetros, não resiste ao volume de dejetos e por isso ocorrem entupimentos”, afirma o prefeito Capitão Azevedo. A Emasa adquiriu 30 mil metros de tubos com 150 milímetros de diâmetro, feitos de material resistente e apropriado ao solo.

A substituição das redes condominiais pelas convencionais será feita nos bairros Manoel Leão, Jorge Amado, Vila Anália, Parque Santa Clara, São Pedro, Maria Pinheiro, Pedro Jerônimo, Zizo e Nova Califórnia. Em alguns pontos dessas comunidades, o esgoto corre pela superfície das ruas em função da deficiência da rede condominial.

O presidente da Emasa, Alfredo Melo, afirma que a empresa trabalhará todo o ano de 2010 na mudança das redes de esgotamento sanitário. “É um investimento necessário, embora tenhamos que lamentar o desperdício de dinheiro público que foi cometido com a implantação desse sistema condominial”, ressalta o presidente.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)