No intuito de reforçar a segurança pública em Camaçari, a Polícia Militar da sede articulou ações conjuntas de enfrentamento ao crime e combate à violência com a Companhia Independente de Policiamento Especializado do Pólo Industrial (Cipe/PI). Estão sendo realizadas rondas e abordagens. Atualmente, o policiamento acontece em todos os pontos da cidade, com reforço em Cordoaria, Parafuso, Gleba A, Jardim Brasília, Bomba, Lama Preta, Gleba H e Centro Comercial de Camaçari, locais onde, segundo o comandante da CIPE/PI, major Adalberto Piton, há maior necessidade da presença policial.
“Houve um mudança de estratégia e estamos planejando ações mais enérgicas nesses locais”, diz o major Piton. De acordo com ele, o policiamento especializado passa por treinamento intensivo e trabalha com armamento pesado. A companhia se caracteriza como unidade de suporte e apoio operacional. “A Cipe atua em operações mais perigosas, que envolvem, por exemplo, assalto a banco, roubo de carga e tráfico de drogas. No entanto, se o comandante do 12º BPM solicitar reforços, nós apoiamos”. Atualmente, o grupo participa das ações realizadas nos bairros, distritos, área industrial e BA 093.
“Com a nova estratégia, a PM pretende evitar superposicionamento de patrulhas em locais que já contam com o serviço e obter melhores resultados na área de segurança pública”, esclarece o tenente-coronel Ivanildo Castro, comandante do 12º BPM.
CAMÊRAS - Apesar de a segurança pública ser de responsabilidade do Estado, a Prefeitura assume importantes investimentos na área. Camaçari conta com 40 câmeras de segurança, 22 adquiridas pelo Executivo, através do Plano Municipal de Segurança, mais 18 equipamentos do Pronasci, que contempla os bairros Phoc 1, 2 e 3 e investiu, para execução da ação, R$ 409 mil.
O sistema, que monitora as ruas durante 24 horas, é formado por rádios transmissores, monitores de plasma de 42 polegadas e computadores – utilizados para armazenar as imagens e transmiti-las. As imagens captadas são emitidas, em tempo real, para o 12º Batralhão da Polícia Militar de Camaçari (BPM), no bairro Ponto Certo, onde funciona a Central de Monitoramento. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)