A manifestação cultural mais antiga de Camaçari, Boi Janeiro de Parafuso, foi um dos dez vencedores do Prêmio Culturas Populares 2009 -Edição Mestra Dona Isabel. O prêmio foi concedido pelo Ministério da Cultura (MinC). O grupo concorreu com 60 projetos no estado da Bahia, e vai receber R$10 mil para investimento e revitalização no projeto. O grupo foi inscrito pelo Núcleo de Elaboração de Projetos da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). No total foram inscritos 2.833 projetos em todo o Brasil e contemplados 195 representantes das culturas populares por região, entre representantes de grupos/comunidades informais e formais, com um investimento de R$2 milhões.
A seleção foi realizada por uma comissão composta por artistas, pesquisadores, técnicos e dirigentes do MinC e de instituições parceiras, com atuação reconhecida no campo das expressões das culturas populares. Segundo Valdomiro Nascimento de Souza, conhecido como mestre Miro, responsável pelo grupo Boi Janeiro de Parafuso, o dinheiro do prêmio será investido em novas indumentárias, instrumentos musicais para os 30 integrantes do grupo, além da confecção de um novo Boi, Burrinha e Loba e a criação de um projeto de artesanato, para geração de renda. “É bom educar, ajudar a desenvolver os jovens através da cultura popular e a saírem das drogas, trazendo benefícios para a comunidade”.
No ano passado, o Município recebeu dois prêmios do governo Estadual, concedidos às mestras Elizabete de Souza, do grupo Chegança Feminina de Arembepe e Eliene dos Santos, do Mandú de Monte Gordo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)