O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, não economiza elogios aos agentes de endemias, servidores municipais e voluntários que participam do Plano Emergencial Contra a Dengue, formando a maior mobilização já realizada no município para combater o mosquito Aedes aegypti, e considerado um passo importante para conscientizar a população. A ação, no último final de semana, chegou às comunidades do Maria Pinheiro, Pedro Jerônimo, São Pedro, Novo São Caetano, Fonseca, Novo Fonseca, Carlos Silva Andaraí, Daniel Gomes, São Judas, Zizo, Góes Calmon, Jardim Vitória e Banco Raso, áreas densamente povoadas e consideradas de risco com relação à dengue.
No trabalho, é utilizada uma ficha de visita domiciliar, com a identificação do imóvel visitado, além de informações sobre a cobertura dos reservatórios do água, depósito de resíduos sólidos (vasos plásticos, latas, garrafas, pneus e outros materiais) e com relação à existência ou não de focos da doença. Também foram sorteadas 100 cestas básicas para moradores de imóveis sem focos do mosquito.
O Capitão Azevedo participou ativamente de uma das equipes que atuaram no bairro Pedro Jerônimo, visitando residências e destacando a importância da sensibilização da população para o trabalho de combate à dengue na cidade. “Este é um esforço coletivo, que tem tudo para dar certo, mas para isso precisamos contar com a participação de todos, com a população abrindo as portas de suas casas e facilitando o trabalho dos agentes de saúde”, argumentou.
Para o diretor da Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, o mutirão tem como referência principal a sensibilização da comunidade para a luta contra a dengue, um esforço permanente e que precisa ser continuado. Ele lembra que, ano passado, Itabuna registrou mais de 14 mil casos da doença e nove mortes, “uma tragédia que não pode se repetir”.
A dona de casa Laurinda Santos, residente em um sobrado na travessa Vila Nova, 42, já teve dengue e em uma casa vizinha à sua foram encontrados focos do mosquito em pneus e vasilhames. “É um risco para todos nós,” lamentou. Já na mesma rua, na casa 55, o problema principal era o entupimento da rede de esgoto condominial e que apresenta sérios problemas, com riscos à saúde dos moradores da área.
O comerciante Elísio Conceição Silva, também residente na Travessa Vila Nova, tinha o tanque principal de água da sua casa descoberto e uma capa foi providenciada pela equipe de apoio da Emasa, que também realizou a desobstrução da rede de esgoto. Na próxima semana, o mutirão vai chegar aos bairros João Soares, Fátima, Parque Verde, Califórnia, Nova Califórnia e Parque Boa Vista. Cerca de 1.500 pessoas estão envolvidas na mobilização, que tem demonstrado eficiência na redução do número de criadouros em residências e terrenos baldios nas áreas visitadas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)