Representantes de São Desidério participaram da III Conferência Estadual de Cultura, realizada em Ilhéus durante os dias 26 a 29 de novembro. No Centro de Convenções da cidade, apresentações artísticas, palestras, exposições e debates fizeram parte da programação que objetivou o avanço das políticas culturais na Bahia e no Brasil.
De acordo com o diretor de Cultura, Vanderlino Barbosa, a presença de São Desidério foi de fundamental importância. "A III Conferencia Estadual de Cultura foi sem duvidas, um momento de reflexão entre as diversas sociedades que fazem parte dos 26 territórios baiano. Pudemos, a partir daí, fomentar uma discussão legitimada socialmente que nos levará a elaboração de pactos entre a sociedade e o Estado."
Vanderlino conta que no pátio do Centro de Convenções foi montado um ateliê, onde membros de 237 municípios baianos interagiram para trocar informações, experiências e conceitos de cultura.
Entre as propostas apresentadas na Conferência, está a revisão da legislação estadual para garantir 1,5% do orçamento para a cultura; a ampliação do número de pontos de cultura; a construção e requalificação de centros culturais. Para o delegado representante de São Desidério, Jason Lopes, a conferência também foi uma oportunidade de expor a cultura do município. “Tivemos contato com a diversidade cultural do nosso estado e pudemos transmitir um pouco das manifestações de São Desidério, foi um momento enriquecedor”.
Lideranças políticas como o Governador Jaques Wagner, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira e o Secretário de Cultura do Estado, Marcio Meireles fizeram parte do evento que reuniu cerca de 2.500 pessoas. Ao final foram escolhidos 50 delegados. Eles defenderão as propostas da Bahia na II Conferência Nacional de Cultura, prevista para março de 2010 em Brasília. O tema discutido será o mesmo da esfera estadual, ‘Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento’. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)