A participação ativa do cidadão na definição das políticas públicas. Essa possibilidade é o que confere, na opinião do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, Roberto Mendonça, um significado todo especial à Conferência Municipal do Meio Ambiente, cuja quarta edição teve início nesta quinta (03), em Itabuna, prosseguindo até sexta-feira. As discussões ocorrem no auditório da FTC.
A conferência apresenta composição paritária, tendo assento 28 entidades, das quais 14 representam o poder público (municipal, estadual e federal) e a outra parte é constituída por representantes da sociedade civil organizada. Segundo Mendonça, todos os participantes têm a possibilidade de contribuir para a construção de políticas públicas, haja vista que o fórum é deliberativo.
“Essa é a oportunidade para a população, juntamente com o poder público, se manifestar sobre as questões do desenvolvimento urbano”, afirma o presidente do Conselho, que vê a atividade como um caminho para a “busca de soluções”.
A conferência teve início na manhã desta quinta-feira, com o credenciamento dos participantes. Às 13h30min, houve a abertura oficial e, em seguida, a apresentação de palestras. Estas terão sequência na sexta-feira, das 8 às 18 horas, quando também será instalado um fórum de debates. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)