A Secretaria da Saúde de Itabuna recebeu 32 refrigeradores e 50 aparelhos de ar-condicionado para a instalação em todas as unidades da rede básica de saúde da cidade. Os equipamentos serão utilizados, respectivamente, para o armazenamento de amostras de testes do pezinho e climatização das salas de vacina.
O Departamento de Atenção Básica informa que o investimento visa oferecer excelência em serviços de saúde importantes para a comunidade, como o diagnóstico precoce de doenças, e também para a melhoria do serviço de imunização.
Segundo a diretora da Atenção Básica, Fernanda Ludegero, as vacinas devem ficar submetidas a uma temperatura de 2ºC a 8ºC para manter suas características fundamentais para a obtenção dos resultados esperados. “A climatização das salas de vacinas segue a orientação técnica do Ministério da Saúde para a manutenção da temperatura adequada”, assegura Fernanda.
Ela ainda explica que as amostras de testes de pezinho não podem ficar em temperatura ambiente por mais de 24 horas. “O uso do frigobar será exclusivamente destinado à conservação das amostras de testes do pezinho, garantindo assim o resultado dos exames”, informa Fernanda. A diretora ressalta que é através do teste do pezinho são diagnosticadas doenças que podem ser tratadas precocemente. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)