A avenida 28 de Setembro, antiga Radial A, vai se transformar em uma via de referência na região metropolitana, com um projeto super moderno que inclui novos passeios, postes, mais espaços para os pedestres, barracas padronizadas, jardins, bancos, além de piso táctil – em relevo para orientar pessoas portadoras de deficiência visual –, árvores ornamentais e estacionamento. As obras de requalificação urbanística, iniciadas há pouco mais de um mês, vão modernizar o local, incrementar e disciplinar o comércio, valorizar os imóveis, melhorar a segurança e a iluminação, além de facilitar o mobilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Construída com recurso próprio da prefeitura - R$ 1,7 milhão -, a avenida deve ficar pronta em julho de 2010 e trará benefícios para toda a população. De acordo com o engenheiro e coordenador da obra, Virgílio Vitória, a intervenção está concentrada nos 200 metros iniciais da via, cuja extensão total é de 1,7 quilômetro. A requalificação urbanística da via acompanha a implantação da rede de esgoto, que está 70% pronta. De acordo com o subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Everaldo Siqueira, até o final deste mês, toda a rede de esgoto da avenida estará finalizada.
Tão logo é concluída uma etapa da obra de saneamento, a Secretaria da Infra-Estrutura vem e dá início aos trabalhos de requalificação. A ação articulada tem o objetivo de acelerar o processo e evitar maiores transtornos à população. Pela grandiosidade e importância da obra, a Prefeitura pede paciência e apoio aos moradores e reforça que eventuais prejuízos serão compensados pelos resultados a serem alcançados, com uma via bonita, moderna, iluminada e segura.
SERVIÇOS - Até agora, foram realizados na avenida 28 de Setembro o cadastro topográfico, demolição de pavimentação existente, construção da rede de drenagem pluvial, assentamento da tubulação em concreto armado e execução de calha em alvenaria de bloco de concreto.
A obra teve início no bairro Alto do Triângulo e segue no sentido à praça Abrantes. Conforme a Seinfra, o cronograma da requalificação urbanística da avenida 28 de Setembro vai seguir o da obra de esgotamento, que está sendo realizada no local, pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)