O secretario de Saúde de Itabuna, Antônio Vieira, participou, na manhã de quarta-feira (25), do evento que marcou o Dia Internacional do Doador de Sangue, no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia. Ele lembrou que os hospitais da cidade recebem pacientes de mais de cem municípios da região e estão sempre precisando da solidariedade dos doadores. “Além de um ato solidário, doar sangue é uma promoção da vida”, comentou o secretário.
A programação para o dia do doador incluiu um café da manhã e a distribuição de camisetas aos doadores. Segundo o coordenador do BS de Itabuna, Rosildo Ribeiro, o programa para captação de sangue em comemoração ao dia do doador começou no dia 1o. de novembro e foi intensificado esta semana.
O resultado foi positivo. Até agora, já foram coletadas mais de mil bolsas em apenas 25 dias. No mês passado, apesar de todos os apelos, a meta não chegou a mil. O coordenador informou que o consumo médio mensal para atender à demanda de todos os hospitais de Itabuna é de 1.200 bolsas. Uma bolsa de sangue, segundo Ribeiro, pode salvar até quatro vidas.
O sangue é indispensável ao funcionamento de um qualquer hospital ou centro de saúde. E a coleta consiste na retirada de cerca de 450 ml, com uso de material descartável e esterelizado. O tempo de permanência do doador no Banco de Sangue não passa de 30 minutos, salienta Ribeiro.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)