Promover a integração dos órgãos de segurança e dotar seus integrantes de novos conhecimentos sobre direitos humanos foi o principal objetivo da Jornada Formativa de Direitos Humanos, que aconteceu no auditório do Hotel Aldeia da Praia, zona sul de Ilhéus. O evento foi promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e reuniu policiais militares e civis, bombeiros, guardas municipais, e demais servidores que atuam nos órgãos de segurança pública de diversas cidades da Bahia, como Vitória da Conquista, Jequié, Teixeira de Freitas, Feira de Santana, Itabuna e Ilhéus.
Ao todo, vinte e sete guardas municipais de Ilhéus participaram do curso, e se dividiram em duas turmas para acompanhar a programação dos três dias de debates. A primeira turma, formada por dez profissionais participou das atividades dos dias 18 e 19, enquanto que a outra turma, com dezessete integrantes, participou dos dias 19 e 20. O secretário de Administração do município, João Fraga, que participou da abertura do evento, lembrou que essa foi uma ótima oportunidade para que os profissionais da segurança pública do estado se socializassem e discutissem novas formas de atuação “visando sempre o bem-estar da população e a proteção dos bens públicos”.
Durante os três dias, os profissionais participaram de palestras e seminários com temas ligados à violência, compromisso social e o papel da segurança pública na história do país. O primeiro tema abordado foi “Visão Sistêmica da Produção da Violência”, que abrangeu discussões a cerca da responsabilidade dos diversos segmentos sociais na produção da violência e os aspectos éticos, emocionais e procedimentais da atuação policial. O Conteúdo programático da Jornada também se voltou para discutir fatores de des (humanização) e a “Memória Histórica da Segurança Pública Brasileira”.
O curso faz parte do projeto Segurança Cidadã – uma parceria do Ministério da Justiça, por meio da Senasp, e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). As jornadas vêm sendo desenvolvidas desde 2004, buscando criar uma nova concepção de gestão administrativa comprometida com os resultados, com a otimização e com o aprofundamento dos valores democráticos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)