Parte do trabalho implementado pela Secretaria da Educação, através da Assessoria de Diversidade Étnico-Racial, visando à consolidação das ações afirmativas no contexto da Rede Municipal de Ensino de Itabuna, estará sendo mostrada à comunidade durante esta semana, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, que transcorre nesta sexta-feira, 20 de novembro.
Primeiramente, as atividades estão acontecendo no espaço das escolas municipais Flávio Simões, Zacarias Dantas, Iolanda Pires – Sítio V, Lourival Oliveira Soares, Caic Jorge Amado, Escola Raimundo Jerônimo Machado, Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam) e Escola Ana Francisca Messias.
A culminância será na Praça Otávio Mangabeira, sexta-feira, das 8 às 11 horas, reunindo estudantes e artistas locais em apresentações de vocal orion, danças afro, poesias, teatro, roda de capoeira do Ponto de Cultura Acai, samba de roda, dança Madagascar e hip hop. Às 15 horas, acontece a grande Caminhada da Consciência Negra, organizada em parceria com os movimentos que atuam na defesa e promoção das ações afirmativas, além de entidades culturais e religiões de matrizes africanas.
Projovem – Integrando a programação do Dia da Consciência Negra, os estudantes e professores do Programa Projovem Urbano também estarão participando das atividades na Praça Otávio Mangabeira. Das 17 às 20 horas, a comunidade poderá conferir os trabalhos elaborados pelos alunos, através do Projeto Arte, Educação e Cidadania, além de uma vasta apresentação cultural, com música, dança, poesia, teatro e pintura.
A intenção da coordenação do Projovem Urbano é proporcionar a socialização dos saberes e possibilitar uma integração entre a comunidade e as escolas que possuem núcleo do programa – Flávio Simões (Califórnia), Caic (Jardim Primavera), Escola Raimundo Jerônimo (Nova Itabuna), Imeam e Escola Ana Francisca (Ferradas). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)