Alunos do ensino fundamental (4ª e 8ª séries) matriculados nas escolas públicas da sede, orla e zona rural de Camaçari participam de mais uma edição da Prova Brasil. As avaliações estão previstas para os dias 23 e 27 de novembro, no horário das aulas. A Prova Brasil avalia as habilidades em Língua Portuguesa, com foco na leitura, e Matemática, voltada para a resolução de problemas. Cada disciplina possui 25 questões. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
O resultado fornece as médias de desempenho do país e permite às escolas trocarem experiências sobre práticas pedagógicas. Além disso, secretários da educação podem, a partir do andamento das unidades de ensino, elaborar políticas de reforço à aprendizagem. “Depois dos resultados de 2007, quando foi realizada a primeira edição da Prova Brasil no Município, a Secretaria da Educação fez reuniões com os gestores apresentando os índices de cada escola. A proposta, a partir daí, é aprimorar as práticas em gestão da educação”, informa a coordenadora pedagógica Carmem Lúcia Santos.
Ela informa ainda que a Seduc já está fazendo simulado com os alunos e capacitando os docentes. No dia 5 de novembro, os aplicadores das avaliações (equipe escolhida pela Prefeitura de acordo com critérios do Ministério da Educação) passam por um curso de qualificação.
ÍNDICES - A Prova Brasil é realizada a cada dois anos. Em 2007, o resultado do Ideb de Camaçari foi de 2,9 para anos iniciais (4ª série) e 2,6 anos finais (8ª série). A meta para este ano, de acordo com a Coordenação Pedagógica, é de 3,1 e 2,5, respectivamente. “Esses índices são significativos. Têm escolas que em 2007 alcançaram a média exigida para as avaliações de 2017. As que não atingiram a meta, terão a oportunidade de melhorar”, acrescenta Carmem Lúcia. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)