O Projeto Gente de Valor tem como objetivo reduzir significativamente os níveis de pobreza para as comunidades rurais semi áridas do Estado da Bahia e melhorar as condições sociais e econômicas das comunidades rurais pobres, através de um desenvolvimento social e econômico, ambientalmente sustentável e com equidade de gênero.
O projeto atua em 34 municípios com baixo IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, sendo 26 na região nordeste e 08 na região Sudoeste.
Mobilizadas as pessoas reunidas em suas comunidades elegeram prioridades em relação as ações a serem implementadas que constam num Plano de Desenvolvimento Subterritorial e escolheram de forma democrática representantes para os conselhos de Desenvolvimento Subterritorial. Esses conselhos compostos por membros da comunidade.
Diversas são as ações implementadas nestes subterritorios visando o Desenvolvimento Rural Sustentável, focando em prioridades no âmbito social, cultural, produtivo, ambiental, interrelacionando, gênero, raça/etnia, juventude, gestão ambiental e segurança alimentar.
Assim foram contratados jovens dos subterritorios – ADS (Agente de Desenvolvimento Subterritoriais, perfazendo para o município de Banzaê 05 jovens contratados. Estes trabalhos vem garantindo a participação e a motivação das comunidades visando o fortalecimento organizacional nestes subterritorios, na busca de ações voltadas a conquista de direitos e cidadania, resgate das manifestações culturais, reconhecimento das identidades, oferta de água potável e implantação de estruturas produtivas.
A partir dos Planos de Desenvolvimento Subterritoriais estão sendo discutidas e elaboradas com as comunidades, ações na busca da melhoria da qualidade de vida a partir do conhecimento dos seus direitos garantidos constitucionalmente, ações voltadas ao resgate e fortalecimento cultural e organizacional e implementações de estruturas produtivas; assim, os Comitês Comunitários e Conselhos Subterritoriais juntamente com assessoria técnica, técnicos do Projeto Gente de Valor e ADS, elaboram o Projeto de Desenvolvimento Subterritorial através do qual essas ações serão implementadas na perspectiva do Desenvolvimento e Fortalecimento dos Subterritorios. È evidente que estas refletirão não só nos Subterritórios, mas também nas comunidades localizadas no entorno destes e que conseqüentemente irão transformar a situação do município. (Prefeitura de Banzaê)