Na tarde do último domingo (25), foi comemorado o Dia do Sincretismo Religioso (data instituída pela Prefeitura de Valença), que foi comemorada com a lavagem das escadarias da Igreja do Amparo. A lavagem, que já virou tradição, acontece em alusão às divindades africanas homenageadas pelos quase trinta terreiros de candomblé participantes do evento.
A abertura da festa em louvor a Nossa Senhora do Amparo este ano contou com a presença ativa do pároco Josival Lemos Barbosa, que em demonstração de respeito à cultura afro e com as portas da igreja abertas recebeu o povo-de-santo (pais, mães, filhos e filhas-de-santo), que invocaram os orixás pedindo paz, fraternidade, saúde e bonança.
“Quero em nome de todos babalorixás e ialorixás, agradecer ao empenho do prefeito, que este ano está fazendo uma lavagem digna, mostrando a comunidade uma tradição de muitos anos de sua forma original”, relatou João Carlos Carvalho [Pai João] um dos fundadores da Lavagem do Amparo, ainda Coordenador Regional da FENACAB (Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro).
“O que estamos presenciando é a demonstração de um povo que encontra na sua fé uma forma de manter viva a tradição popular valenciana”, ressaltou o Deputado Estadual Luís Argolo que acompanhou toda a lavagem. Outra presença marcante no evento foi a do representante do governador do Estado Jaques Wagner, o Secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia João Leão, que usando o tom de entusiasmo confessou estar “emocionado em perceber a quantidade de munícipes que saíram de suas casas, para prestigiar o sincretismo religioso”, completou Leão que participou do evento acompanhado pelo assessor especial da SEINFRA Mário Negromonte Júnior.
Para o diretor de Turismo Victor Teles a Lavagem este ano ganhou um “toque especial”, por estar inserindo todos os terreiros da cidade no evento. O prefeito Ramiro Campelo participou de toda caminhada ao lado dos babalorixás, ialorixás e iaôs prestigiando os terreiros que há anos participam da lavagem do Amparo. O desenvolvimento turístico através da cultura popular foi um dos assuntos comentados pelo prefeito, em entrevista a TV RECON. “Esta é a nossa intensão, estar através do turismo cultural trazendo renda e desenvolvimento para nosso município, Valença é muito rica em suas atividades culturais e, nossa administração hoje tem um olhar especial para este tipo de manifestação. Estaremos à disposição sempre para beneficiar a comunidade em geral.” explanou Campelo.
Outras presenças de destaque no evento foram a dos secretários de governo que caminharam junto com o prefeito Ramiro até o adro do Amparo, ainda a presença de vereadores como José Batista Gama e Reginaldo Araújo, João Bosco Borba e João Carlos respectivos presidente e vice-presidente da ANCEABRA (Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros), do diretor de relações institucionais da ANCEABRA Mário Nelson, do repórter do Jornal de Brasília Sioney Leão, representantes de demais autoridades e turistas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Valença)