Devido as fortes chuvas que caíram durante toda a madrugada de hoje, dia 29, provocando várias deslizamentos de terra nos mais diversos morros da cidade, inclusive com o óbito de duas crianças, na oitava travessa da avenida Esperança (Alto do Seringal), bairro do Malhado, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, decretou Estado de Emergência em todo o município. Além disso, promoveu logo no início da manhã uma ampla reunião com todos os secretários, com a finalidade de adotar medidas imediatas para minimizar os graves problemas ocorridos e dar ajuda física e material às famílias atingidas pelas águas.
Nos levantamentos iniciais e também através de solicitações feitas por moradores prejudicados, as áreas mais atingidas pela chuvas foram os altos do Formoso, Carilos, Nerival, Seringal, e Vila Queiroz, onde as equipes da Prefeitura estão concentrando seus esforços para colaborar com as famílias atingidas, e, ainda, promovendo o encaminhamento daquelas que estão sem teto. Os desabrigados, de acordo com o secretário e Assistência Social, Augusto Macedo, estão sendo levados para unidades escolares municipais e para o estádio Mário Pessoa, recebendo atendimento de urgência, com fornecimento de colchões e cobertores.
Já as secretarias de Obras e de Serviços Urbanos, além de disponibilizarem todos os veículos de suas frotas, também estão realizando contratações de outros equipamentos e aquisição de carros-de-mão, pás e enxadas, para que as equipes possam desenvolver suas tarefas com maior rapidez. “Por determinação explícita do prefeito Newton Lima, o governo está envidando todos os esforços para minimizar a situação das famílias atingidas, ficando todas as secretarias em estado constante de alerta para qualquer eventualidade”, afirmou o secretário de Governo, José Nazal Pacheco Soub.
Para que a população tenha um contato direto e mais eficiente, visando atendimento, a Prefeitura disponibilizou o número de telefone 2101-6478, que está funcionando ininterruptamente, fazendo o encaminhamento das solicitações para as equipes em campo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)