“Pensando Itacaré” foi o tema central do workshop realizado pelo governo municipal para avaliar as ações dos primeiros nove meses de gestão. A atividade aconteceu durante a manhã e tarde do último sábado (26), no Centro de Aventuras Interatividade, com a participação do prefeito, Antônio de Anízio, o vice-prefeito, Rosival Bispo, secretários, diretores e assessores municipais. Os trabalhos foram coordenados pelo advogado Osias Ernesto Lopes, que também coordenou a implantação da Escola de Gestão e Cidadania de Itacaré (EGCI).
O Workshop foi realizado em três etapas. Na primeira, representantes de cada secretaria apresentaram as atividades realizadas até o momento. Em seguida, os servidores foram divididos em sete grupos temáticos para análise dos pontos positivos e negativos de cada área. Finalizando, houve a exposição dos estudos, apresentação e discussão de novas metas para a gestão. O material produzido será reunido em um documento com as avaliações dos setores.
De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, o workshop “Pensando Itacaré” foi uma oportunidade para contabilizar as ações, ouvir críticas e estabelecer estratégias conjuntas para o sucesso da gestão. “Nesse momento de crise financeira, às vezes deixamos de valorizar as ações positivas que estão sendo realizadas. A oficina serviu para que as secretarias pudessem conhecer o que cada uma vem fazendo e também opinar”, afirmou o chefe do executivo. “Muito ainda deve ser feito para alcançarmos o nosso ideal, que é oferecer os melhores serviços e estrutura para a comunidade itacareense”, complementou.
Entre os principais avanços relatados no Workshop estão o aumento da matrícula em mais de 1.500 alunos, a descentralização da educação infantil, com a implantação de três novas creches, e a ampliação do transporte universitário gratuito, passando de 45 para 320 alunos atendidos. Foi lembrada ainda a recuperação de veículos sucateados em oficinas de cidades vizinhas, assistência jurídica gratuita, organização da documentação e cadastramento dos servidores municipais.
Na área de Desenvolvimento Social, Itacaré avançou no número de cadastros do Programa Bolsa Família, passando de 1.800 para 2.400 beneficiários, além de ter 22 pendências equacionadas. Durante o Workshop, ainda foram citados os avanços na Saúde, como a compra de equipamentos básicos para as unidades de atendimento e organização do Centro de Abastecimento Farmacêutico.
Aproximadamente, 60 servidores da Prefeitura de Itacaré participaram do Workshop. Para o procurador geral, Nelson Cunha, a atividade foi bastante construtiva, ajudando a incentivar e integrar os servidores. A secretária de Educação, Juliana Delmont, também demonstrou satisfação com a oficina e sugeriu que outros encontros parecidos sejam realizados ao longo da administração. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)