A comemoração dos 251 anos de Camaçari será marcada por uma grande festa cívica. O desfile acontece segunda-feira (28/09), às 9h, saindo da Avenida 28 de Setembro (conhecida como Radial A) em direção a praça Abrantes. São esperadas mais de 20 mil pessoas. Mais uma vez, o prefeito Luiz Caetano faz o hasteamento da bandeira, com a execução do Hino Nacional. Em seguida, cerca de 2 mil pessoas, entre alunos de 17 escolas municipais, fanfarras e representantes da sociedade civil, participam do tradicional desfile cívico. O evento será aberto pela Banda do Exercito Brasileiro, seguido do Tiro de Guerra, pelotão de agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) e da Coordenação de Defesa Civil (Codec).
A programação continua com a apresentação de 600 idosos do Projeto Conviver, aposentados do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal) e mais 100 idosos do Centro Social Urbano (CSU), que terá como destaque a Miss da Terceira Idade 2009. A Banda da Polícia Militar da Bahia inicia o desfile estudantil, que tem como tema A Escola como Ambiente de Aprendizado, dividido em 17 alas, a exemplo do Mundo Mágico de Ziraldo, A História de Monteiro Lobato, o Livro em Cena, Educando através da Canção, Projeto Horta Alegre: Plantando, Colhendo e Aprendendo e Disciplinas em Cena. A Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) e as fanfarras Fanesva (Vila de Abrantes), Fanesc (Camaçari), Fanesp (Parafuso), Nascer do Sol, de Lauro de Freitas, e a Filarmônica 28 de setembro levam encanto e beleza para a população.
O desfile conta ainda com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Esportes e Lazer (Sedel), Secretaria de Saúde (Sesau), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Secretaria de Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom), acompanhado de uma ala de voluntários da sociedade civil, a exemplo dos escoteiros, desbravadores e grupos de instituições religiosas. A festa é organizada pela Secretaria de Educação (Seduc) e Coordenação de Eventos, ligada a Secretaria do Governo (Segov). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)