O município de Ibicaraí está em dia com o INSS. Após negociar dívidas de gestores do passado, o município obteve a Certidão Negativa de Débitos do órgão federal, e agora pode buscar mais investimentos da União. “Sem o direito à CND, milhares de municípios amargam a falta de investimentos e de obras que garantem a melhoria de vida da população. Hoje, podemos nos orgulhar de garantirmos mais esse avanço para Ibicaraí”, comemora o prefeito Lenildo Santana.
O prefeito ressalta que a dívida deixada pelos gestores passados será auditada, e caso sejam encontradas irregularidades, os responsáveis sofrerão ações na Justiça. “Um município como o nosso, em que a população amarga a falta de investimentos há décadas, que sofre até hoje com a saída da fábrica da Coca Cola, depende muito dessa CND”.
Lenildo destaca que em Ibicaraí, tudo é prioridade, e essa pendência com o INSS era uma das mais urgentes. “Só agora conseguimos. Mas estamos fazendo nossa parte, atraindo projetos em parceria com o governo do estado. Mas queremos mais, precisamos aqui de obras estruturantes, e para isso é imprescindível que estejamos quites com o INSS”, argumenta Lenildo Santana.
Mas não é só na falta de investimentos federais que a população sofria devido à inadimplência dos outros gestores. “Os freqüentes seqüestros de verbas e a queda da arrecadação do FMP comprometiam nossa administração. Agora vamos poder planejar melhor nosso orçamento, regularizar nossos convênios, atrair investimentos para gerar emprego e renda para nosso povo”, resume o prefeito Lenildo Santana.
O prefeito afirma que com a regularização da dívida junto ao INSS, que foi parcelada, até o funcionalismo vai sentir os benefícios. Aposentadorias, auxílio-doença e outros benefícios, nada disso era permitido aos servidores porque o município não agia corretamente com o funcionário. “É nosso compromisso cumprir o que rege a Lei de Responsabilidade Fiscal. Vamos descontar de nossos funcionários, mas vamos repassar o imposto devido ao INSS, como manda a lei, para não comprometer os direitos dos servidores”, afirma Lenildo Santana. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí)