Para comemorar os 10 anos da criação do Conselho Municipal do Idoso de Itabuna, a diretoria do órgão, em parceria com a Prefeitura e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), está promovendo um seminário, onde ocorre o debate de temas relacionados à promoção da saúde, defesa dos direitos e qualidade de vida das pessoas idosas. O evento, que acontece no auditório da FTC até esta quinta-feira, dia 1º de outubro, reúne grupos da melhor idade, idosos e representantes de instituições governamentais e não-governamentais.
Durante a solenidade de abertura, realizada na tarde de segunda-feira (28), o prefeito Capitão Azevedo destacou as comemorações dos 10 anos do Conselho do Idoso de Itabuna como momento para uma profunda reflexão na sociedade. “Muitas vezes, os idosos são vitimas do desprezo quando, na verdade, deveriam ser olhados com mais atenção”, afirmou Azevedo.
O prefeito ressaltou que ainda hoje a população idosa continua “contribuindo com a economia da nação, a exemplo de setores como o turismo e entretenimento”. Ao parabenizar a presidente do Conselho, Nilza Coutinho, e toda a diretoria da entidade, o prefeito disse que “a sociedade precisa abraçar a causa do idoso para que, junto com o governo municipal, possamos dignificar esse segmento e preservarmos os valores da sociedade”. Além de palestras, estão sendo oferecidos às pessoas da terceira idade diversos serviços nas áreas de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia.
Preservar os direitos – A presidente do Conselho do Idoso disse que o objetivo do seminário é “mostrar à sociedade que temos um órgão que se preocupa com os seus idosos e que está atento quanto à preservação, defesa e promoção dos direitos da pessoa idosa”. Ela enfatizou ser necessário lembrar que “a pessoa que envelheceu mantém os seus direitos de cidadã” e, além disso, é necessário que as gerações mais novas aprendam com a experiência dos mais idoso. “O idoso é parte de uma sociedade que ele mesmo ajudou a construir”, frisou a presidente.
Nilza disse que comemorar os 10 anos do conselho é importante porque é uma década de lutas. Ela lembrou ter assumido o conselho há 2 anos e, desde então, tem propiciado o acompanhamento das políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, bem como o tratamento dispensado a esta população em suas residências, inclusive interferindo quando o caso exige denúncia junto ao Ministério Público ou encaminhamentos para um abrigo.
O diretor geral da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, demonstrou satisfação ao participar das atividades. “Devemos valorizar e respeitar a história e a trajetória de vida de cada um dos senhores aqui presentes”, frisou o educador. Ele destacou a parceria institucional entre a Faculdade e o Conselho e o projeto “Idoso com Mais Qualidade de Vida”, que tem levado diversas ações de assistência e promoção de saúde ao Abrigo São Francisco, Lar dos Idosos e Albergue Bezerra de Menezes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)