Biblioteca Itinerante de Itabuna participa de Festival Nacional

O Projeto “Grigri - A Trupe da Biblioteca Itinerante”, da Secretaria Municipal da Educação de Itabuna, foi selecionado para participar do 2º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, com o espetáculo “João e Maria”. O evento reúne grupos teatrais de vários estados brasileiros e está dividido na Mostra Nacional e na Mostra Interior do Nordeste.

Segundo Márcia de Meneses, coordenadora da Trupe Itinerante, a mostra não é competitiva e tem o intuito de promover uma discussão sobre o teatro infantil. Ela ressalta que o evento possibilita interação e troca de experiências com “grupos que convivem com diferentes realidades”. As apresentações da Biblioteca Itinerante acontecerão nos dias 7 e 8 de outubro, às 10h e às 10h30min, respectivamente, no Teatro do Centro de Cultura Maestro Miro, em Feira de Santana.

A Trupe da Biblioteca Itinerante, que completará 16 anos no próximo dia 9 de outubro, foi criada em 1993 por um grupo de professores das Escolas Amélio Cordier, Ubaldo Dantas e Verdes Campos, sendo logo incorporado às atividades da Secretaria da Educação. O projeto é formado por seis professoras e professores da Rede Pública Municipal de Itabuna.

A ideia da Trupe Itinerante é promover, em parceria com os demais educadores da rede, o interesse pela literatura, e contribuir na relação direta entre livro e leitor, revelando aos alunos as riquezas e os benefícios adquiridos pelo hábito de ler. Os temas abordados nas peças buscam ainda gerar reflexões para melhoria do bem-estar individual e do coletivo.

Nesses quase 16 anos, 71 adaptações foram feitas a partir de diversas fontes – poemas, literatura infanto-juvenil, textos científicos, registros históricos, contos populares, literatura de cordel, etc, atingindo um público estimado em um milhão de espectadores. As peças: “A Bruxinha de Minissaia” (1994), “Tião das Selvas” (1996), “A Palestra” (1999) e “Flor de Maio” (2002) participaram de festivais de teatro e foram premiadas em diversas categorias.

Ficha Técnica – Márcia de Meneses (texto/concepção inspirado no conto João e Maria); Amélia Passos, Bia Matos, Débora Cardoso, Fredson Silva e Robson Marques (Atores); Norma Ribeiro (Figurino); Trupe da Itinerante (Trupe Itinerante); Klebson Miranda (Iluminação); Jaffet Ornellas e a trupe da Itinerante (Direção Musical e músicas originais); Josué Graffiti (Pintura de Painéis); Idalion Modas e Bel Cris (Costureiras). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)