Patrimônio Cultural do Município, a Banda Municipal de Camaçari (Bamuca) mostrou o segredo de 32 anos de sucesso durante o desfile em comemoração aos 251 anos da cidade. Com um repertório para agradar a todos que marcaram presença na festa, e coreografias belíssimas a fanfarra contagiou a população.
Composta por 145 pessoas entre músicos, coreógrafos, e instrutores, a Bamuca recebe apoio da Prefeitura de Camaçari que, através de convênio de cooperação técnica, garante o fornecimento de equipamentos musicais, fardamentos e pagamento das despesas relacionadas ao deslocamento dos integrantes para as apresentações.
Como resultado da disciplina e da qualidade da equipe técnica, diretores e alunos, a Bamuca conquistou 48 títulos, com destaque para o Campeonato Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras, no mês de novembro de 2008, em Recife, e o heptacampeonato baiano, em dezembro do mesmo ano. Ambos na categoria fanfarra simples. Agora, a Bamuca se prepara o Concurso Intermunicipal de Fanfarras de Camaçari (Cinfancam), que acontece no dia 11de outubro.
Exemplo de amor e dedicação, Anderson Assís, 34 anos, é o representante da última geração da família a fazer parte da Bamuca. “Por aqui já passou meus pais, tios e irmãos”, explica. Há 18 anos na banda, o vice-presidente da banda diz ter orgulho de fazer parte da fanfarra e acrescenta, “Bamuca é minha vida”.
BAMUQUINHA - Entidade filantrópica, a fanfarra também se preocupa em desenvolver trabalhos sociais e promover o resgate da cidadania. É o caso da Bamuquinha, banda infanto juvenil que trabalha com crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Os integrantes da Bamuquinha contam ainda com reforço escolar.
Atualmente a banda conta com 125 componentes, entre músicos e linha de frente. Entre eles está a pequena Taiana, 4 anos, moradora do Ponto Certo, que já mostra o talento na banda há um ano. “Gosto muito de desfilar, e isso fica mais forte porque amo a Bamuquinha”.
FANFARRAS - Mais quatro fanfarras deram um toque especial ao desfile de 28 de setembro, a Estudantil de Camaçari (Fanesc), a Estudantil de Parafuso (Fanesp), a de Vila de Abrantes (Fanesva), e a Cultural Renascer do Sol (Fanresol), de Lauro de Freitas. Juntas puseram na avenida mais de 320 pessoas entre o corpo coreográfico e musical.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)