O projeto e toda a documentação necessária para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ilhéus foi entregue ontem, 28, a Caixa Econômica Federal (CEF) pelos secretários de Planejamento e de Saúde, Paulo Goulart e Marleide Figueiredo, respectivamente, para que se proceda a liberação de R$ 1.500.000,00, valor total estimado para a implantação da UPA no bairro Nossa Senhora das Vitória, na zona Sul da cidade. Viabilizada pelo Ministério da Saúde, parra que o projeto pudesse ser encaminhado a CEF, os técnicos da Secretaria de Saúde do Estado, após análise minuciosa do mesmo, aprovou todo o empreendimento, que contará com 85 ambientes distintos.
Esclarece o secretário Goulart que a construção da UPA vem recebendo toda a atenção no que se refere a agilização do processo devido o prefeito Newton Lima considerar este projeto como de máxima prioridade, “uma vez que a zona Sul continua se expandindo e a área de saúde pública não vem acompanhando esse crescimento nos últimos anos”. Acredita Goulart que, com a tramitação dos documentos, ainda neste semestre será possível iniciar as obras.
Explica a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, que a UPA será construída numa área já definida de cerca de 1.400m2, abrangendo os mais variados tipos de atendimentos, a exemplo de salas de emergências, de radiologia, cardiologia, exames clínicos, quatro consultórios, sala de internamente diferenciada de infantil, sala para pequenos procedimentos e curativos, farmácia, almoxarifado, refeitórios, entre inúmeros outros.
Além disso, continua a secretária, também serão construídas suítes para conforto médico, sala de classificação de riscos, alojamento para funcionários plantonistas, e para que os moradores da zona Sul sejam beneficiados com mais rapidez nos casos de emergência, um Posto Avançado do Samu será instalado dentro das dependências da UPA. “Portanto, é um equipamento que podemos chamar de excelência por abranger um grande leque de ações voltadas para atender a demanda dessas comunidades”, afirmou Marleide Figueiredo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).