Os moradores de Camaçari ganham uma importante fonte de pesquisa sobre o Município. O estudo exploratório dos riscos de acidentes ampliados no Pólo Industrial foi entregue na manhã de terça-feira (28/07), ao secretário de Relações Institucionais, Ademar Lopes. O material é resultado de uma tese de mestrado feita pelo professor Carlos Thé, que faz parte do Grupo de Riscos Ambientais Urbanos (GRAU), da escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
De acordo com Carlos Thé, Camaçari tinha que ser a primeira a receber o trabalho. “Aqui encontrei apoio necessário para o levantamento de importantes informações que contribuíram para o sucesso do projeto”, conclui. A tese de mestrado é mais uma ferramenta para a elaboração do plano de contingência do Município e traz os indicativos e subsídios necessários que possibilitam a criação de medidas preventivas em casos de acidentes. Os estudantes também podem conferir o trabalho que está disponível no acervo do Arquivo Público da cidade.
ESTUDO - A dissertação feita pelo professor Carlos Thé traz um estudo exploratório dos riscos de acidentes ampliados no Pólo Industrial bem como as vulnerabilidades do entorno. Para compor o trabalho, o autor fez uma análise do planejamento urbano nos arredores do Complexo Industrial de Camaçari, e os aspectos protecionais existentes no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) do Município.
Na tese há ainda estratégias de conhecimento e minimização de danos pós-sinistros, causados por acidentes ampliados gerados por empresas do Pólo. Uma análise junto ao Instituto de Meio Ambiente (IMA) também enriquece o estudo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camalari)