O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, já confirmou a sua presença em uma audiência pública que a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados irá realizar no dia 12 agosto, com a finalidade de debater a delimitação de terras indígenas envolvendo os municípios de Ilhéus, Una, Buerarema e São José da Vitória. A audiência acontecerá às 10 horas da manhã, no plenário 6 do Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, e contará com a participação do vereador ilheense, Alcides Kruschewsky, como principal expositor.
Desde que a Funai divulgou relatório prevendo a demarcação de 47 mil hectares de terras envolvendo os quatro municípios, o prefeito Newton Lima vem participando ativamente das ações que visam alertar as autoridades para os graves problemas sócio-econômicos que essa medida causará, caso seja colocada em prática. Segundo ele, não se pode medir o impacto social que essa demarcação de terras causaria, atingindo duramente, por exemplo, a Estância Hidromineral de Olivença, não só as suas áreas turísticas como também as terras que são ocupadas por dezenas de pequenos agricultores.
Semana passada, durante a Marcha dos Prefeitos à Brasília, o prefeito Newton Lima participou de uma reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro, acompanhado pelo presidente da Amurc, Moacyr Leite. Além de entregarem um documento contestando o Relatório Técnico de Identificação e Demarcação (RTID), também informaram que uma equipe multidisciplinar está concluindo um outro documento demonstrando os reais motivos para que o documento da Funai seja anulado. “Precisamos estabelecer o diálogo em todos os âmbitos para que seja preservada a tranqüilidade e garantir os direitos de quem cultiva e produz”, afirmou Newton. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)