O município de Serrinha, lançou, no último sábado (23/05), o Orçamento Participativo do município. Segundo o prefeito Osni Cardoso, o objetivo é promover a participação popular nas políticas públicas da cidade. "Este foi um dos compromissos que assumi durante a campanha", afirmou.
O prefeito define o orçamento participativo como um importante espaço de debate e definição dos destinos da cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos da prefeitura.
Moradores das 128 localidades, entre bairros e zona rural que vão participar, apresentaram as demandas para as suas comunidades. Apresentações culturais locais vão enriquecer os encontros em que a comunidade tomará conhecimento da metodologia do Orçamento Participativo. São nesses encontros periódicos que o governo presta contas dos investimentos do ano anterior e a população de forma democrática elege as prioridades para o ano seguinte e também elege seus delegados, conselheiros e conselheiras.
No período de 04 de agosto á 02 de setembro, acontecerá à segunda rodada de assembléias regionais, com apresentação do plano de investimento e a eleição de conselheiros que no dia 26 de setembro tomam posse e apresentam a previsão do orçamento 2010 de atividades do conselho do orçamento participativo. Estes conselheiros serão capacitados e estarão acompanhando as discussões e votações do orçamento público na Câmara de Vereadores.