Uma das maiores satisfações de ‘Seo’ João Jesus, um homem simples, de 64 anos, é cuidar da horta comunitária, instalada em um terreno nos fundos de sua casa, no Assentamento Recanto das Águas, zona oeste de Vitória da Conquista. Além de colher hortaliças e frutas para o sustento da família, ele ainda vende o excedente pelo bairro. Mas, quando a chuva vinha, ‘Seo’ João ficava triste: é que a enxurrada invadia a área e levava toda a produção. Agora, com a intervenção da Secretaria de Infra-estrutura Urbana, a horta não sofrerá mais danos.
Técnicos da Prefeitura fizeram um pequeno canal na localidade, desviando o curso das águas das chuvas. Nesta semana, uma equipe de Infra-estrutura Urbana ainda atuava no Recanto das Águas, melhorando a contenção do terreno para evitar erosões. A medida trouxe muita alegria para ‘Seo’ João e outras trinta famílias que trabalham na horta comunitária. “Nós moramos aqui há doze anos e o prefeito Guilherme Menezes sempre vem nos apoiando. Com esse serviço, melhora muito prá gente porque vai evitar que a enxurrada leve o nosso plantio”, afirmou.
Sandra Maria Silva, 46 anos, funcionária pública, é outra moradora beneficiada pela horta comunitária. O lucro que ela tira na venda dos produtos da horta reforça a renda familiar e ajuda no sustento de cinco filhos. “Esse trabalho aí da Prefeitura vai ajudar muito a gente”, disse
O prefeito Guilherme Menezes disse que “medidas simples podem ter grande impacto na vida das pessoas. Por isso, o Governo Municipal faz questão de ir aos bairros e povoados para conversar com as pessoas, ver as necessidades e investir naquilo que as comunidades mais precisam”, afirmou.
A horta comunitária foi uma iniciativa dos próprios moradores do Recanto das Águas, um dos assentamentos de habitação popular criado pelo Governo Guilherme Menezes, a partir de 1997. As famílias recebem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e outros setores da Prefeitura para realizar o plantio. Além de melhorar a qualidade da alimentação das famílias envolvidas no cuidado com a horta, os produtos ainda servem como uma fonte de renda para muitas delas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista)