Na semana passada o diretor do Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA), Roberto Germano Costa, recebeu a visita do técnico do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Otávio Damiani. A finalidade do encontro foi tratar da realização de uma parceria para a elaboração de estudos pelo desenvolvimento rural do Semi-Árido brasileiro.
As ações serão focadas na Gestão do Conhecimento, onde será construída uma rede de entidades para a troca de informações sobre o tema. O intuito é levar conhecimento e novas tecnologias às instituições e famílias locais, por meio de intercâmbios que melhorem as condições de convivência e potencializem todas as vantagens do Semi-Árido. O início da execução do projeto está previsto para o segundo semestre de 2009. Otávio Damiani explicou como será o trabalho.
- O próximo passo será a concepção de um plano, definindo os encaminhamentos necessários para dar continuidade aos trâmites burocráticos junto ao FIDA. Faremos um levantamento completo de instituições governamentais e não-governamentais que trabalham com desenvolvimento rural no Nordeste, para elaboração destes estudos e realização de seminários temáticos.
Especializado na luta contra a pobreza, o FIDA tem sede em Roma, na Itália, e conta com 163 países membros. Sobre a atuação do INSA, Damiani enfatizou que “apesar de ser uma entidade nova, o Instituto já tem objetivos e delineamentos muito claros, uma estrutura dinâmica, um futuro promissor e, por isto, o FIDA tem grande interesse em apoiar”. (Fonte: Ascom do Instituto Nacional do Semi-Árido - INSA)