Em reunião no dia 28 de janeiro, na Câmara de Vereadores de Caculé, representantes do Banco do Nordeste de Guanambi apresentaram o Programa de Crédito Agroamigo e, no momento, prestaram contas referentes ao ano de 2008 e o planejamento das atividades para 2009. Uma novidade revelada na reunião é que Caculé contará com um Posto do Banco para melhor atender o município e região (como as cidades: Jacaraci, Licínio de Almeida, Mortugaba, Ibiassucê, Rio do Antônio e Gaujeru). O Posto contará com assessores à disposição, sendo que um fará o trabalho de campo, visitando as comunidades rurais.
A apresentação do Agroamigo mostrou muitas vantagens, tais como: taxa de juros mais baixa do mercado - menos de 0,5% ao mês, facilidade de crédito para capital de giro, carência de até 2 anos para pagar. O programa é voltado para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar, além de atender também a comerciantes, pequenas indústrias e prestadores de serviços. O destaque foi para a liberação de crédito específico para a área da saúde. Visto a carência de profissionais e serviços em saúde no semi-árido e como forma de atrair esse tipo de negócio, esses profissionais agora podem contar com as linhas de crédito do Banco do Nordeste para montar clínicas ou comparar aparelhos.
O objetivo da reunião foi estabelecer possibilidades de novas parcerias, visando trazer mais desenvolvimento e melhores condições de vida ao homem do campo e a comerciantes de Caculé e região. “O apoio da prefeitura e de entidades como a ADAB, EBDA, Sindicato e associações rurais são essenciais para o sucesso do programa.” Salientou Antônio Fernando Teixeira, Gerente Geral do Banco.
O vice-prefeito de Caculé, Beto Maradona, que assumiu novamente a Secretaria Municipal de Agricultura, estava presente na reunião e já deu resposta positiva à parceria com o Banco do Nordeste. “A nossa intenção é fortalecer o setor rural, fomentando, desenvolvendo e produzindo. Se é possível produzir lá fora, iremos produzir aqui também. Buscaremos as parcerias certas, contamos com o apoio do Banco do Nordeste para o desenvolvimento dos pequenos agricultores e das pequenas empresas de Caculé, a exemplo da cadeia produtiva do leite e dos Temperos Truviscos.” Concluiu o vice-prefeito. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé).