O educador, poeta e músico Jorge Portugal foi um dos participantes da jornada pedagógica 2009, de Itororó, aberta na manhã de quarta-feira (dia 4) pelo prefeito Adroaldo Almeida. Apresentador do programa Aprovado, veiculado aos sábados pela Rede Bahia, Portugal ministrou a palestra Motivação Docente, para mais de 200 educadores, no Centro Cultural Cabana da Ponte, em Itororó.
A jornada foi encerrada hoje pelo secretário estadual da Educação, Adeum Sauer e pelo deputado Federal, Geraldo Simões. A jornada pedagógica 2009 teve como tema 'Educação de Valor: Metas e Mérito" e contou com a apresentação da Orquestra de Câmara Cantos das Artes, de Itapetinga, dirigida pela musicóloga Leniza Santos. Na quarta, a participação do cordelista Bule-Bule levou riso e reflexão aos educadores de Itororó. O poeta popular mostrou a metodologia das noções gramaticais rimadas, uma forma lúdica de levar o aprendizado da língua mãe.
O segundo dia foi reservado para as oficinas, ministradas na escola municipal Carlos Santana. A oficina Alfabetização, Letramento e Ludicidade foi ministrada por Gabriele Amorim, doutoranda em arte e educação pela Ufba. Robson Aldrin, professor da Uesb, abordou o tema Educação e Jogos Matemáticos, o geógrafo Adão Albuquerque coordenou a oficina Cultura e Meio Ambiente e Adriana Amorim, mestre em arte e educação e doutoranda pela Federal da Bahia, tratou da Arte e Cultura, uma parceria que dá certo.
O terceiro dia da jornada foi dedicado a palestras: Adão Albuquerque falou do papel do professor na sociedade. Doutor em filosofia pela universidade de Roma, Jorge Miranda ministrou a palestra Ética e Educação.
Jornada aprovada - A jornada pedagógica foi aprovada pelos educadores de Itororó. Três anos atuando na educação, Maria Aparecida Oliveira, a Cida, disse que a jornada, além de organizada, "serviu para valorizar o professor como agente". Com duas décadas dedicados a educação Renata Yara Andrade disse que, de todas as jornadas das quais participou, esta foi a melhor. "As anteriores foram repetitivas e cansativas. Todo ano era a mesma coisa". Ela afirmou que chegou às seis da tarde sem cansaço.
Com 18 anos em sala de aula, Maria José Silva, conhecida como Lia, afirmou que a jornada foi "excelente, com muito dinamismo" e contribuiu muito para a sua formação. Já Adriana Pacheco, professora de matemática, elogiou o aspecto lúdico da jornada. "Estamos começando o ano motivados com algo novo", disse a educadora. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó)