As aulas, que acontecem na Casa do Trabalho pela manhã e à tarde, são ministradas por profissionais do Senai. Em 50 dias, elas estarão prontas para atuar no mercado de trabalho. Conquistar uma profissão e a chance de crescer como pessoa é o que motiva as duas turmas de 44 mulheres inscritas no curso de azulejista. A aluna Marileide Vieira, 44 anos, está encantada com a possibilidade de “sair da mesmice, buscando novas oportunidades”. O objetivo dela é semelhante ao de muitas outras beneficiadas pela iniciativa: ter uma profissão, atuar no mercado de trabalho e aumentar a renda.
O setor da construção civil está em plena expansão e sempre foi, tradicionalmente, uma área ocupada pelos homens. Então, as alunas se sentem motivadas a dar o melhor de si. “Nunca imaginei que pudesse exercer essa profissão e pretendo me especializar e não parar por aqui”, relata Iraildes Carvalho, 40 anos. No curso, elas recebem, além do material didático, vale transporte, lanche e o certificado na conclusão. Para participar, a beneficiária deve ser maior de 18 anos e possuir pelo menos a 4ª série do ensino fundamental.
No ano passado, foram formadas 500 pessoas pelo programa. Estão em andamento os cursos de azulejista, montador de andaime, armador de ferragens, encanador hidráulico, pintor e pedreiro. Os interessados devem se dirigir ao Setor Bolsa Família da Sedes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É necessária apresentação do cartão do benefício e carteira de identidade. A inscrição é gratuita. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)