Presença dos professores da zona rural, dos trabalhadores em educação, da comunidade e dos convidados como a Secretária de Educação, Vera Mascarenhas; dos chefes, da ADAB, Gustavo Santana e da EBDA, Edson Meira; do coordenador das associações, Vilton Laudelino; do Presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Machado; da representante do Sindicato Rural Patronal, Gerusa Oliveira; do representante do prefeito Luciano Mascarenhas, Antonio Cruz e da comitiva de secretários de Iguai, coordenada pela Secretária de Educação Edileusa Protazio.
A Secretária de Educação, Vera Mascarenhas, deu as boas vindas aos presentes e destacou, “aqui está a grande oportunidade de corrigir os erros do ano passado, melhorar os acertos e levantar os projetos para um programa que ajude o professor no ensinamento dos alunos nas questões ambientais que valorizem e muito o cidadão. O nosso parceiro Senar contribuiu e muito para a inclusão do governo no programa e o prefeito Luciano Mascarenhas reconhece que muito se tem a fazer no seu governo para obter uma educação de qualidade, mas já estamos chegando ao ponto que planejamos para o setor”, disse Vera.
Para a Secretária de Educação de Iguai Edileusa Protazio, o educador é o formador de opiniões e não só na cabecinha das crianças que ele passa também para toda a casa, “a criança ensina para os pais o que aprendeu na escola e ao pensar também na educação ambiental leva ao educador a forma de mudar e ter uma atitude pra fazer uma educação de alcance e o melhor caminho está no Despertar e é por isso que aqui estamos para aprender com vocês que fez em 2009 uma gestão louvável e que serve de modelo para nós”, concluiu Edileusa.
Gerusa Oliveira representante do Sindicato Rural Patronal, deixou a disposição do programa a parceria para realizar cursos voltados para os pais dos alunos, segundo ela qualificando os pais se fortalece a proteção que desejamos para o meio ambiente que queremos para o futuro do município. Segundo o Chefe da EBDA, Edson Meira é preciso que as ações desenvolvidas saia da discussão e entre na prática e no que depender do escritório não haverá barreiras para ajudar o professor e o aluno nos objetivos dos projetos lançados pelo programa.
Já o professor Antonio Lima Cruz, representando o prefeito Luciano Mascarenhas, disse que em 2009 o programa levou conhecimento, formação, desenvolvimento sustentável em seus vários projetos e prêmios entregues ao professor e alunos. “Hoje o prefeito Luciano tem o reconhecimento do parceiro Senar pelo que fez e deseja continuar fazendo e para tanto vocês ao lado de Vera e Rafael fazem a diferença do sucesso a ser alcançado este ano”, afirmou Cruz.
Durante o evento foi apresentado pelo professor Rafael Brito, o que é FAEB/SENAR, seus objetivos, ações e atividades em Poções. A palestra do professor Alan de Oliveira Santos destacou a sensibilização ambiental com destaque para os impactos ambientais no município de Poções com desafios e perspectivas. Na parte da tarde, Pedagogia por projetos, as discussões do plano de ação para este ano e um momento muito emocionante quando foi apresentado o resumo de 2009 com as fotos dos eventos realizados e a exibição do filme Consumo responsável, uma viagem ao nosso dever de economizar a água. No final o Coordenador do programa despertar, Rafael Brito, agradeceu o apoio da Secretária Vera Mascarenhas, dos parceiros e do prefeito Luciano Mascarenhas e deixou para todos refletir uma mensagem de Chico Xavier “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)