A escola Denise Tavares funciona nos três turnos, e conta com 34 turmas do ensino fundamental 1 e 2 e do sistema de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Nos dois primeiros turnos, a escola recebe alunos entre 7 e 18 anos. À noite as turmas são formadas por jovens e adultos, com idade entre 16 e 60 anos.
Para a diretora da unidade, Luciara Fernandes, o ginásio representa um espaço de integração entre a comunidade e a escola. “Ansiávamos por esse espaço, pois melhora a qualidade de vida gerando mais sociabilidade. É mais um espaço de cultura e lazer para todos.” Na opinião da professora de educação física, Gabriela Araújo, esse é o espaço pedagógico ideal pra as aulas de esporte. “A expectativa, para usufruir desse espaço foi enorme, tanto nossa, quanto dos alunos. Pois, é uma prioridade para que nossas atividades sejam melhor aproveitadas.” E completa, “Brincar e praticar esportes é mais que um prazer, é um direito do cidadão.”
Os alunos estão muito animados com o novo espaço. “Comprometemos-nos a cuidar do ginásio, afinal esporte é cultura e saúde.” Discursou o aluno Wenderson Rodrigues, que foi convidado para representar a escola, emocionando todos os presentes. Gosto pelo esporte, é uma das coisas que estimula o aluno Brendon Mike, “O esporte é importante porque melhora nosso desempenho físico e mental.”.
Com a inauguração de mais um ginásio poliesportivo, a Secretaria da Educação (SEDUC), tem como proposta trazer os alunos para o convívio escolar, deixá-los fora das ruas e, consequentemente, longe da violência e das drogas. O secretário da Educação do Município, Valter Lima, salientou que “acreditamos que cada estudante é capaz de vencer. Por isso esse ginásio é para desenvolver, não só, a prática de educação física, mas também a prática da integração social”.
O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano fez um discurso emocionado. Ele afirmou que a construção do ginásio é uma das ferramentas utilizadas pela Prefeitura para despertar, cada vez mais, o gosto dos alunos pela escola. “Além de fomentar atividades esportivas, as quadras servem como instrumento de integração entre a escola e a comunidade, que vão ter acesso ao espaço para a realização de diversas atividades”. Segundo o prefeito Caetano, o esporte ajuda a elevar a auto-estima dos alunos e estimula a permanência nas escolas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)