Somente na última ação foram retirados cerca de mil quilos de lixo e dejetos que possivelmente vinham servindo de apoio para a proliferação do mosquito, contribuindo com o elevado índice de infestação. Também foram colhidos para análise, materiais que podem apontar para a presença das larvas do mosquito. De acordo com coordenador de combate à dengue no município, Orlando Mendes, a cada mutirão a população vem demonstrando maior conscientização sobre os riscos da doença e as principais medidas preventivas, como evitar água parada e manter fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos Rabat, após passar pelos altos do Carvalho, Coqueiro e Boa Vontade e o bairro Teotônio Vilela, o Mutirão de Combate à Dengue terá como foco a zona sul. “Alguns locais, a exemplo do bairro Ilhéus II, continuam apresentando índice alto de infestação alto, e também receberão atenção especial. Assim como em outros bairros, o Ilhéus II, recebe desde a semana passada a visita do carro ‘Fumacê’, que atua no combate do mosquito já em fase adulta”, afirmou. O carro é cedido pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).
A partir desta semana, uma equipe de agentes da dengue atuará entre as localidades de Ponta da Tulha, Mamoã e Juerana. Eles ficarão responsáveis em realizar a visitação nos domicílios para passar maiores informações sobre a doença e de como evitá-la, além de promover a pesquisa larvária, necessária para medir o índice de infestação de cada local. Com a parceria da Secretaria de Serviços Urbanos e da Colônia de Pesca Z-34, o último mutirão de combate à dengue contou também com o apoio do empresariado local, a exemplo das empresas Rede Meira de Supermercados, Padaria do Gaúcho, Cacá Cosméticos e Viação São Miguel.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)