O município de Feira de Santana vai ganhar, em breve, uma Central de Distribuição de Hortifrutigranjeiros. É o que prevê um ante-projeto que está sendo elaborado pela Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, com estimativa de custo da obra superior a R$ 10 milhões. A área de terra, com cerca de 112 mil metros quadrados, onde deverá ser construído o equipamento, fica localizada na estrada acesso ao distrito de Maria Quitéria com as margens da rodovia BR-116/Norte. Decreto de desapropriação do local, de número 7.944, foi publicado em jornal de circulação local, edição do dia 24 de fevereiro.
“Declara de interesse social imóvel situado na zona rural para fins de desapropriação em regime de urgência”, justifica o decreto assinado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, chefe do Gabinete Milton Pereira de Britto, procurador geral do Município Carlos Antônio de Moraes Lucena, e secretário de Desenvolvimento Urbano José Ferreira Pinheiro. Na manhã de quarta-feira (17), José Pinheiro informou que uma empresa foi contratada para a elaboração do projeto, mas, a princípio, já é certa a construção de galpões, boxes e plataformas de carga e descarga.
O secretário de Desenvolvimento Urbano disse, ainda, que a localização da área foi um dos principais critérios para a sua escolha, às margens de uma rodovia federal, de grande fluxo, interligando o Sul, Norte e Nordeste. “O acesso, às margens da BR-116/Norte, facilita o recebimento e distribuição de hortifrutigranjeiros das regiões produtoras, como Juazeiro e Petrolina, além de todas as outras regiões irrigadas pelos rios São Francisco, Cocorobó, Itapicuru, Várzea dos Barris e até da região de Irecê”, ressaltou José Pinheiro.
Segundo ele, o projeto visa interligar também à região o prolongamento da avenida Ayrton Senna, passando pela Mantiba, Matinha, Olhos d’Água das Moças até o acesso ao distrito de Maria Quitéria. José Pinheiro ressaltou, também, que a Central de Distribuição irá desafogar o Centro de Abastecimento, um dos entrepostos comerciais mais importantes que atende a Feira de Santana e região. O projeto definitivo deverá ser concluído este ano e as obras iniciadas em 2011. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Feira de Santana)