A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, através de seu programa de incentivo à educação continuada, está promovendo para coordenadores, gestores e funcionários um curso de especialização em Gestão Hospitalar. Com a titulação de um MBA, executado pelo grupo Uninter e certificado pela Facinter, o curso se estabelece em forma de parceria com financiamento de 50% do custo pela própria instituição. A turma formada por 48 alunos, sendo 35 da Santa Casa de Itabuna e 13 de outras empresas parceiras, está em seu quinto módulo de um total de 12, com encerramento previsto para o próximo mês de novembro. Esta será a primeira turma de especialização em gestão Hospitalar formada na região Sul da Bahia.
Com carga horária de 390 horas, o curso atinge como público-alvo na Santa Casa, administradores, economistas, médicos, técnicos envolvidos na administração hospitalar abrigando algumas disciplinas como Políticas de Saúde no Brasil, Gestão Estratégica, Gestão da Informação nos Serviços Hospitalares, Gestão e Humanização nos Processos Assistenciais, Acreditação e Gestão da Qualidade nos Serviços Hospitalares, Marketing Hospitalar, entre outras. O objetivo é promover a discussão local dos principais temas sobre Gestão Hospitalar em atualidade no Brasil.
No mais recente módulo aplicado, a disciplina Visão e Gestão Estratégica em Saúde foi aplicada pelo professor doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Benhur Gaio. Com utilização de metodologia de aulas modernas e dinâmicas, todas as exposições de conteúdo e avaliações são realizadas dentro da própria sala de aula, sem a necessidade de trabalhos extracurriculares. Para o professor doutor Benhur Gaio, a turma em Gestão Hospitalar da SCMI é considerada o que chama uma “grata surpresa”. “A turma tem um nível muito bom e percebemos que diversos conteúdos aqui aplicados já são desenvolvidos na instituição. Nosso papel aqui está na consolidação e exposição de novas ferramentas e metodologias que podem ser aplicadas aqui na região”, detalhou o professor Benhur.
Uma das excelências do MBA em Gestão Hospitalar está na seleção dos professores e instrutores das disciplinas relacionadas. O currículo acadêmico, mas principalmente a vivência cotidiana dentro de empresas e no mercado em geral, garantem qualidade de conteúdo e facilidade de relacionamento e aprendizagem. Entre os profissionais que já passaram por Itabuna e aqueles que deve ministrar aulas para a turma da Santa Casa são destaques José Francisco Fialho, com vida acadêmica voltada para a área de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
“A Santa Casa de Itabuna já está somando ganhos consideráveis com a aplicação deste curso, tendo em vista a capacidade de promover a introdução de novos conteúdos práticos para melhoraria da qualidade da assistência, mas principalmente por reunir em um único espaço de discussão gestores, administradores, técnicos que reaplicam em coletividade os conteúdos observados”, declarou o gerente administrativo financeiro da instituição, André Wermann. (Fonte: Ascom da instituição)