Para o coordenador do Serviço de Cirurgia Cardíaca da SCMI, o médico Décio Cardoso, a urgente necessidade de credenciamento do serviço pelo SUS está diretamente ligado à grande demanda na região. “Hoje temos toda a infraestrutura necessária, realizamos cirurgias com sucesso, mas o nosso paciente SUS tem que ser mandado para uma fila de mais de dois anos em hospitais de Salvador”, declarou Décio.
O credenciamento do serviço está diretamente ligado ao oferecimento do que se chama de integralidade da assistência, verificada na disponibilização pela Santa Casa de todos os trâmites necessários para um paciente cardíaco. “Após esta vistoria, com a possibilidade de inclusão do serviço na contratualização da Santa Casa com a Sesab, ofereceremos as consultas clínicas, realização de exames e o tratamento cirúrgico e hemodinâmico, tudo em um sistema integrado, a partir da entrada do paciente pelo Pronto Socorro do Hospital São Lucas, ou pacientes já internados em outras unidades hospitalares”, declarou o médico Décio Cardoso.
Hoje, em Itabuna, consultas clínicas de cardiologia somente são oferecidas de forma particular e conveniada, com a disponibilidade de poucos exames pelo SUS, a exemplo do ecocardiograma e eletrocardiograma. “Com o credenciamento SUS, teríamos além destes, exames de holter, mapeamento e teste ergométrico, além de procedimentos cirúrgicos como angioplastia e cateterismo”, definiu o coordenador do Serviço.