Para o primeiro encontro, destaque na pauta para discutir estratégias de mobilização no Congresso Nacional, com todos os prefeitos, para reivindicar junto aos parlamentares a partilha dos Royalties do pré-sal com todos os Municípios e a regulamentação do financiamento da Saúde.
A CNM também irá destacar aos presentes a importância de manter a população informada sobre as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras em razão da injusta partilha de recursos e o excesso de descentralização de responsabilidades. Além disso, será discutida a necessidade de uma mobilização nacional sobre temas como Saúde, Educação e Finanças.
O planejamento, a organização e a discussão dos principais tópicos da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios – agendada para o mês de maio – também estão na pauta do dia 9 de março. Por ser o maior evento municipalista do Brasil, o encontro favorece o diálogo entre os gestores municipais e o governo federal.
Mobilização - A mobilização do dia 10 de março também vai tratar de temas como os Royalties do pré-sal, perspectivas das finanças municipais para 2010, a XIII Marcha e o piso salarial do Magistério e dos Agentes Comunitários de Saúde. Todos os gestores também serão convidados a apoiar uma mobilização nacional da CNM no dia 19 de março. (Fonte: CNM)