Problemas de ordem financeira levaram a prefeitura de Ilhéus a descartar a possibilidade de realizar o tradicional carnaval em 2010. “Nós não poderíamos ser irresponsáveis em querer realizar uma festa e paralisar os serviços essenciais e também não ter recursos para pagar a folha salarial. Por isso, não nos restou outra alternativa a não ser anunciar antecipadamente que não iremos realizar a festa momesca”, afirmou o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, durante entrevista publicada na edição da última terça-feira (29) do Jornal Agora.
A falta de recursos foi colocada por Newton Lima como principal empecilho para a realização de uma festa bem organizada e dentro das expectativas da população ilheense. “Essa é uma medida que nos entristece, mas que precisa ser adotada com tranqüilidade, mesmo que os críticos busquem nos desgastar politicamente”. A secretária de Turismo de Ilhéus, Ana Matilde Hora, considerou que, além da falta de recursos, a dificuldade para obter patrocínio também é grande. “Mesmo com o apoio dado por parte do governo do Estado, Ilhéus vive um momento financeiro difícil, se tornando inviável a realização de uma festa, em detrimento a investimentos que podem ser feitos em outras áreas”.
Ainda de acordo com Ana Matilde “este será um momento para iniciar um projeto bem estruturado para que, junto com o governo estadual o município possa programar o próximo carnaval com grandes atrações e boa infra-estrutura”. Ana acredita que mesmo sendo considerada uma época em que a cidade costumeiramente recebe um intenso fluxo de visitantes, principalmente de municípios circunvizinhos, Ilhéus deve receber um público considerável durante o período de carnaval. “Boa parte das pessoas que procura nossa cidade vem em busca de descanso, porém elas também movimentam bares, restaurantes e barracas de praia, ajudando a aquecer a economia local.
Com relação às demais datas que compõem o calendário de eventos, o prefeito afirmou que o governo pretende fazer com que elas sejam mantidas. “Todas as outras festas, como o Reveillon Popular, a Puxada do Mastro, Festa de Iemanjá, estão mantidas, mas, logicamente, obedecendo os parâmetros econômicos, tanto que em 2009 a Festa de Iemanjá foi realizada no mesmo dia e em dois ou três locais diferentes, e todas com o apoio da Prefeitura. Em 2010 só iremos apoiar uma festa e espero que os terreiros se unam e compreendam a nossa situação. Só assim poderemos realizar um evento bom e com custos mais reduzidos”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)