O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, esteve segunda-feira (28) na agência Grapiúna da Caixa Econômica Federal para a assinatura de contrato para a construção de 368 unidades habitacionais do Programa Federal “Minha Casa Minha Vida”. O contrato foi firmado entre a Prefeitura de Itabuna, a Runa Construtora e a Caixa Econômica Federal.
O condomínio, que é destinado às famílias com renda de até três salários mínimos, vai ser composto por 23 prédios com quatro pavimentos, onde cada apartamento terá dois quartos, banheiro, sala, cozinha e área de serviço. O empreendimento, cujas obras devem começar no dia 4 de janeiro, com previsão de termino para o final de 2010, será construído na rua Nova, no bairro da Califórnia.
Capitão Azevedo ressaltou que apoia propostas viáveis para o município e principalmente as que beneficiem a população mais carente. “O projeto habitacional ameniza a desigualdade social, por isso, com base legal, facilitamos os trâmites burocráticos para que as obras possam iniciar o mais rápido possível. Além disto, a cidade é beneficiada com a geração de emprego e renda para a população, movimentando o comércio local”, frisa o prefeito.
O diretor-geral da Runa Construtora, Marcelo Valente, informou que o investimento está avaliado em cerca de R$ 15 milhões. Ele ainda explicou que a obra terá início imediato e duração prevista de 12 meses, tempo em que os apartamentos ficarão prontos com toda a infraestrutura necessária para o uso. Também consta no projeto do condomínio área social destinada ao lazer dos moradores. Marcelo destacou que a construção vai gerar cerca de 900 empregos diretos. “Ao todo serão aproximadamente 1.500 empregos entre diretos e indiretos”, afirma o diretor.
Para o superintendente-regional em exercício da CEF no Sul da Bahia, Hélio Pedro Oliveira, a concretização do projeto habitacional em Itabuna significa a transformação de recursos federais em benefício para os itabunenses. “A iniciativa proporciona a transformação do quadro deficitário do setor habitacional na cidade, mas, sobretudo promove o resgate da cidadania da comunidade. O investimento nas obras de moradia movimenta diversos setores da economia, o que resulta no desenvolvimento do município”, ressalta.
Estiveram presentes na solenidade, os secretários de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, além de funcionários da Caixa Econômica Federal e da Runa Construtora. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)