Nada menos que 400 operários contratados pela empresa FM Construtora trabalham em uma área do bairro São Roque, onde serão construídos os quase 1 mil apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”. O projeto, do Governo Federal, está sendo executado por meio da parceria com a Prefeitura de Itabuna e prevê ainda a contratação de mais mão-de-obra.
Os prédios terão quatro apartamentos por bloco e cada unidade é composta de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além de quadra de esporte e área de lazer, infantil. A obra, que deverá ser concluída em 2011, está orçada em R$ 20, 3 milhões e é financiada pela Caixa Econômica Federal.
O Programa Minha Casa Minha Vida visa beneficiar as famílias de baixa renda, permitindo a realização do sonho da casa própria. A iniciativa contribui para o aquecimento dos setores imobiliário, da construção civil e ainda para a redução do índice de desemprego, graças à grande demanda por mão-de-obra. Alguns dos profissionais que atuam no projeto afirmam que estavam desempregados há muito tempo.
Rosenildo dos Santos Alves, 43 anos, morador do bairro Santa Inês e pai de sete filhos; Robson Santos Silva, 31 anos, do Parque Boa Vista e Antônio Domingos Cruz, 48 anos, que mora no Pedro Jerônimo com seus quatro filhos, são exemplos de ex-desempregados que hoje trabalham na obra, com carteira assinada. Além do salário mensal, eles têm direito a Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias e 13o salário.
“Eu passei muito tempo fazendo bico, com uma renda pequena que mal dava para sustentar uma pessoa, quanto mais muitos filhos em casa. Não era sempre que conseguia o suficiente para o alimento”, conta Rosenildo Alves. Antônio Cruz atesta que o emprego tem lhe assegurado mais tranquilidade. “Me sinto mais seguro porque sei que vou ter meu salário no final do mês”, afirma. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)