Facilitar cada vez mais o acesso da população à saúde no Município. Esse é um dos objetivos da descentralização da marcação de consultas e exames da Central de Regulação em Camaçari, que teve início no dia 3 deste mês. Agora, os moradores contam com 40 pontos de marcação na sede e orla. A partir desta semana, os usuários do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) poderão agendar os exames na própria unidade. Um posto de coleta laboratorial também será instalado no local. As iniciativas irão oferecer mais conforto e comodidade para os usuários do centro.
A descentralização das marcações vale para os procedimentos da média e alta complexidade do SUS (Sistema Único de Saúde). O agendamento pode ser feito em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF), de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade. Com isso, a população economiza tempo e dinheiro, pois agendará a consulta na unidade de saúde mais próxima à residência e não mais terá de se deslocar até a Central de Regulação. A descentralização também evita a formação de filas e o tempo de espera dos moradores para a marcação.
A ação é integrante do Siga Saúde, programa que informatiza e interliga toda a saúde em Camaçari. Em dezembro, uma nova versão do programa será instalada com o objetivo de dar maior agilidade ao processo de marcação das consultas e exames. O programa Siga Saúde é responsável pelo gerenciamento da rede informatizada dos postos de saúde e oferece um sistema de informação integrado, voltado para gestão plena do SUS. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)