Projeto habitacional da Prefeitura Municipal de Itabuna foi selecionado para receber recursos provenientes do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, foi representado pelo diretor de Projetos e Engenharia, Marcos Allan Farias, que esteve em Brasília, na terça-feira (10), para participar da solenidade de assinatura do protocolo de cooperação.
A verba, no valor de aproximadamente R$ 15 milhões, será destinada à execução de obras e serviços relativos a projetos de urbanização, regularização e integração de assentamentos precários. O projeto executivo, apresentado pela secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), prevê melhorias habitacionais nos bairros Daniel Gomes, Pedro Jerônimo, São Pedro, Maria Pinheiro, Zizo, Fonseca e Novo Fonseca.
Segundo o diretor de Projetos e Engenharia da Sedur, Marcos Allan Farias, o projeto abrange a construção de 800 unidades habitacionais, além de pavimentação, drenagem e obras de esgotamento sanitário. “O trabalho envolve, além da moradia, a infraestrutura da área atendida, considerando critérios ambientais”, diz o diretor. Ele ainda acrescenta que a Bahia teve 10 propostas selecionadas, sendo três destinadas para Salvador e as sete restantes para os demais municípios baianos.
“Itabuna ficou entre os sete municípios contemplados, porque apresentamos um projeto consistente, além do que as obras habitacionais do município estão sendo realizadas a contento e os contratos firmados estão sendo honrados”, destaca Marcos Allan.
O próximo passo será o encaminhamento da documentação relativa à proposta para a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela análise e aprovação do projeto técnico e demais documentos. O FNHIS tem o objetivo principal de implementar políticas públicas e programas que promovam acesso a moradias para a população de baixa renda. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)