Jacobina: Secretaria de Agricultura da prefeitura inicia projeto de aproveitamento do babaçu

O babaçu destaca-se entre as palmeiras encontradas em território brasileiro pela peculiaridade, graça e beleza da estrutura que lhe é característica: chegando a atingir entre 10 a 20 metros de altura. Suas folhas mantêm-se em posição retilínea, pouco se voltando em direção ao solo; orientando-se para o alto, o babaçu tem o céu como sentido, o que lhe dá uma aparência bastante altiva. É uma das mais importantes produtoras de óleo conhecida. Sabendo disso, a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Jacobina, por intermédio da Coordenação de Desenvolvimento Rural, está buscando reunir as comunidades interessadas no aproveitamento do fruto desta árvore que existe em abundância na região.

Reunião na última quinta-feira, 14, com o presidente da Associação dos Agricultores do Coxo de Dentro, Antônio Carlos de Campos, deu o pontapé inicial para o início do projeto. Segundo Marcos Paulo, Coordenador de Desenvolvimento Rural da prefeitura, a idéia inicial é aproveitar os frutos para transformá-los em carvão ecologicamente correto. Marcos salientou que "o fruto, mesmo os que estão no chão, que provavelmente seriam desperdiçados, podem ser aproveitados na queima para obter o carvão vegetal ecologicamente correto; nosso interesse é buscar geração de mais essa fonte de renda para a população agrícola do município. Você pode ver que quem percorre qualquer espaço do território municipal e vizinho, existe um potencial muito grande desta matéria prima que não é aproveitada, e nós queremos iniciar esse projeto com urgência, já que também faz parte do compromisso de campanha da prefeita Valdice a geração de emprego e renda e o oferecimento de melhores condições de vida à população rural" disse.
Marcos Paulo esclareceu ainda que uma das grandes vedetes para a produção do Biodíesel é justamente o babaçu e que está buscando contatos e informações sobre a aquisição do fruto por empresas especializadas, já que o município pode se transformar em um dos grandes fornecedores da matéria prima. Da reunião no povoado de Coxo de Dentro participaram o Secretário da Agricultura, Glériston Macedo, Gilvan Gervásio, presidente da Federação de Bairros, Marcos Paulo, Luis e representantes da Associação. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Jacobina).