A Caixa Econômica Federal vai selecionar, no dia 8 de dezembro, as vinte Melhores Práticas em Gestão Local realizadas no Brasil. Vitória da Conquista concorre ao prêmio com projetos na área de Habitação Popular, desenvolvidos pela Prefeitura Municipal. Os destaques serão selecionados por um júri externo formado por representantes do setor público, do setor privado, da mídia, de universidades e de outras instituições da sociedade civil. Serão premiados 10 projetos no tema-foco Gestão Municipal; 6 projetos nos temas-foco Desenvolvimento Local/Inclusão Social e Gestão Ambiental/Saneamento; e 4 no tema-foco Habitação. Sete iniciativas da Bahia estão concorrendo entre as 35 finalistas do prêmio.
Na primeira quinzena de novembro, uma equipe da da Fabrika Filmes, produtora de Brasília que está documentando as 35 melhores de 200 práticas de gestão pública com maior impacto social no país, escolhidas pelo prêmio Melhores Práticas da Caixa Econômica Federal, estiveram colhendo imagens em Vitória da Conquista para apresentação durante a solenidade de premiação. Na prática, Isso significa que a cidade está no páreo para a disputa das melhores colocações do concurso. O filme que está sendo produzido foi encomendado pela Caixa e servirá de subsídio para a comissão julgadora na seleção final.
A equipe, formada pelo diretor Paulo Figueiredo, o diretor de fotografia André Macedo, o produtor Ferdinando Lessa e o assistente Jailson Lessa, visitou diversos locais de intervenção entrevistando beneficiários, trabalhadores e gestores dos programas municipais. Segundo o diretor Paulo Figueiredo, que dirigiu os filmes para Conquista e outras cidades nos estados do Acre, Tocantins, Distrito Federal e Paraná, “foi uma experiência bastante enriquecedora conhecer de perto e com detalhes ações que promovem, efetivamente, a melhoria das condições de vida da população; e isto nós vimos em todos os lugares em que estivemos. É muito estimulante ver que a vida das pessoas mais fragilizadas economicamente está realmente mudando para melhor”.
O projeto inscrito por Vitória da Conquista refere-se a um conjunto de ações que tem como carro-chefe o Programa de Habitação, integrando os trabalhos com Infra-Estrutura, Saneamento e Meio Ambiente, Participação Popular e Capacitação para o Trabalho com oportunidades de Geração de Renda. O técnico da Secretaria de Governo, Afonso Silvestre, autor da inscrição do projeto no Prêmio Melhores Práticas, explica que “organizamos e adequamos às normas do concurso um conjunto de realizações que vêm acontecendo de forma articulada desde o início deste projeto político, em 1997.”
O secretário de Governo, Edwaldo Alves, lembra que este projeto político tem primado por eixos estruturantes que orientam ações coordenadas, ou seja, os projetos e seus impactos são vistos de forma integrada, “e isto é abrangente, envolve muitos atores, muitas ações diversificadas que se complementam, muitos recursos e acima de tudo um imenso número de beneficiários.” Assim, explica o secretário, “quando sistematizamos um relato dessas ações, de acordo com as exigências do Edital da Caixa, estamos apresentando um demonstrativo dos impactos positivos que temos dado à cidade desde 1997.”
A premiação da Caixa, que está completando dez anos, tem por objetivo reconhecer projetos brasileiros voltados para a redução da pobreza, geração de renda, desenvolvimento econômico, gestão ambiental e gestão municipal, que apresentam impacto visível na melhoria das condições de vida da população e que foram executados em parceria com o banco. Nesta edição do concurso foram inscritas 79 práticas da Região Sudeste, 55 do Nordeste, 49 do Sul, 10 do Centro-Oeste e 7 do Norte. O processo de seleção regional foi realizado simultaneamente nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Salvador e Goiânia, por quatro comitês de avaliação regional, constituídos por empregados da CAIXA e especialistas convidados de prefeituras, universidades, institutos de pesquisa e organizações não governamentais, totalizando 65 avaliadores.
As Melhores Práticas premiadas pela CAIXA no ciclo 2009/2010 representarão o país no Prêmio Internacional de Dubai, do "Best Practices and Local Leadership Programme", promovido pela ONU/Habitat. O prêmio tem por meta identificar, documentar, avaliar, premiar e difundir as melhores experiências em gestão local, resultantes de ações e projetos nos quais a CAIXA tenha atuado como parceira. O objetivo do banco é incentivar a adoção de práticas semelhantes e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitoria da Conquista)