A chegada do verão e das festas natalinas, período em que o fluxo de veículos e de pessoas aumenta consideravelmente na cidade de Itabuna, que é polo na área de comércio e serviços para uma população estimada em mais de 2 milhões de habitantes, determinou a intensificação do ritmo de trabalho de revitalização da sinalização horizontal e vertical executado pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran).
Inicialmente, as ações estão focadas nas ruas e avenidas centrais, com pintura de faixas de pedestres e de retenção, divisão de pistas, pintura de quebramolas e fixação de placas de sinalização vertical. Segundo o secretário titular da Settran, Wesley Gonçalves Melo, a previsão é de que o trabalho seja concluído antes do Natal.
Ao todo, serão sinalizados 10 mil metros de vias centrais, incluindo as avenidas do Cinquentenário, Inácio Tosta Filho, Firmino Alves e Fernando Cordier, além das ruas Ruffo Galvão, Nações Unidas e Professor Alicio de Queiroz. Após a finalização do trabalho no centro, a equipe da Settran irá sinalizar os principais corredores de tráfego dos bairros com maior fluxo de veículos, a exemplo do bairro de Fátima, Califórnia, São Caetano, Jardim Vitória, Pontalzinho, Conceição, Antique e Santo Antonio.
O secretário de Transporte observa que apenas a Avenida Amélia Amado, no centro de Itabuna, deixará de ter a sinalização revitalizada, por conta das obras de reurbanização que serão iniciadas nos próximos dias. Wesley ressalta que o trabalho está sendo agilizado por conta do investimento feito pela Prefeitura na aquisição de equipamentos de sinalização horizontal e vertical, o que proporciona uma economia de 60 a 70 por cento nos custos finais para os cofres públicos do município.
“Além de agilizar o trabalho e poupar recursos, os equipamentos estão proporcionando mais agilidade aos serviços”, pontua o secretário. Melo diz ainda que, com a revitalização da sinalização, a Settran irá intensificar as ações de fiscalização e educação, visando coibir abusos e sensibilizar a todos para a consciência sobre os seus direitos e deveres no trânsito. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)