O prazo para os Municípios responderem o questionário eletrônico das Instâncias de Controle Sociais (ICS) foi prorrogado mais uma vez. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra aos gestores a importância desses dados e ressalta a nova data: 8 de janeiro. O antigo prazo, 18 de dezembro, foi adiado por causa de problemas na Central de Sistemas da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc). Nela, os gestores responsáveis pelo Programa Bolsa Família têm um atalho para acessar, preencher e enviar o questionário das ICS.
O objetivo deste questionário é reunir informações sobre programas sociais. Além disto, ele deve avaliar a participação dos conselhos municipais, chamados de ICS, no acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família. Para responder ao questionário, é necessário que o presidente ou representante da ICS tenha acesso à Central de Sistemas. Esse acesso é fornecido pelo gestor do Bolsa Família no Município.
Com as informações apresentadas pelo Município, será possível formular novas ações para o fortalecimento institucional das ICS.Dúvidas, entre em contato: controlesocialpbf@mds.gov.br ou pelo telefone (61) 3433-1500. (Fonte: CNM)