A Fundação Cultural de Ilhéus mobilizou agentes e gestores da região para participarem do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, promovido pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Itaú Cultural (IC). O evento começou na manhã de quarta-feira (09) e prossegue até a sexta-feira (11) no Centro de Convenções do Opaba Praia Hotel. O município é o único da Bahia e do nordeste a promover a capacitação nesta fase que se encontra voltada para as cidades do interior dos estados.
A capacitação tem um total de vinte e seis horas e reúne agentes de diversas cidades do estado a exemplo de Salvador, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Canavieiras e Itabuna. De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, “trata-se de um encontro presencial voltado para oitenta agentes culturais das áreas públicas e privadas, que participaram do curso de nivelamento à distância do Programa de Capacitação e que foram aprovados na primeira fase, na qual participaram cerca de novecentas pessoas, um número bastante considerável se comparado às outras cidades que acolheram a iniciativa”.
Em Ilhéus, nesta nova fase, os gestores participam da capacitação ministrada pelo representante da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Pimenta. Também estão presentes a coordenadora do Programa de Capacitação de Projetos Culturais, Telma Tavares e a representante da Sefic, Juliana Santana. “Agora serão trabalhados os elementos fundamentais para a estruturação de um projeto cultural e todos receberão certificados assinados pela FGV, com a chancela do Ministério da Cultura”, salientou Maurício. De acordo com Telma Tavares, Ilhéus foi escolhida para sediar esta fase por se caracterizar como uma cidade-pólo. “Além disso, através de um mapeamento, pode-se perceber o quanto a produção cultural local é crescente, o que também contribui para colocar Ilhéus dentro de uma importante área de confluência”.
O curso visa contribuir para a melhoria do desempenho dos programas e projetos culturais por meio da formação de uma nova cultura gerencial comprometida com a transformação dos setores públicos e privados responsáveis pela administração da área cultural. Outro objetivo da capacitação é estreitar o relacionamento entre criadores, agentes culturais e instituições de financiamento à cultura, promovendo interface de suas práticas com as políticas públicas, visando ao reconhecimento da cultura como fator propulsor de desenvolvimento econômico e social.
Programação – Nesta quarta-feira os gestores participam durante todo o dia de quatro atividades: “Identificando o projeto e o contexto”, “Declarando as finalidades”, “Identificando o objetivo e definindo o Produto” e “Identificando as metas”. Na quinta-feira (10), os gestores voltam a se encontrar para participar de quatro novos módulos da capacitação: “Estimando os recursos”, “Definindo os indicadores e indicando os meios de verificação”, “identificando as condicionantes” e “o desafio de viabilizar projetos culturais”, atividade que será ministrada pelo representante do Sesi, Rogério Carnascial. Na sexta-feira (11), último dia da capacitação serão discutidos “Revisando o Marco Lógico” e “Redigindo o Projeto”, ambos pela manhã. Á tarde as atividades serão voltadas para a discussão do direito autoral e à noite o evento será encerrado com coquetel. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)